Ensaio Visual – (EV-N2)
-
Carga horária 40 horas
-
Duração 10 dias
O que é Ensaio Visual?
O ensaio visual foi o primeiro método de ensaios não-destrutivos aplicado pelo homem. É certamente o ensaio mais usado de todos, em todos os ramos da Engenharia. A história do exame visual de objetos, pertences, metais, etc, remonta a mais remota antiguidade. Por este motivo, pode-se imaginar que seja o ensaio mais simples de todos; entretanto, na moderna época em que vivemos, ensaio ainda é fundamental.
Todos os modernos métodos de ensaios não-destrutivos, não fizeram do ensaio visual um ensaio obsoleto. Por muitos anos ainda será utilizado, dele dependendo, como vamos ver, informações de alta importância para a segurança e economia industriais. O ensaio visual é simples de ser aplicado, fácil de ser aprendido e, quando sua aplicação é bem projetada, ele é um dos mais econômicos. Entretanto, insistimos: um método de ensaio não-destrutivo não é concorrente de outro; logo, o ensaio visual tem uma enorme área de aplicação, porém, jamais poderemos usar apenas o ensaio visual em inspeções de peças de responsabilidade. O ensaio visual é necessário mas não suficiente, como qualquer outro método. Pela sua simplicidade, ele nunca poderá deixar de ser aplicado à inspeção.
A inspeção visual tem grande importância na condução de outros ensaios, como por exemplo, nas radiografias das soldas , de estruturas, de componentes e órgãos de máquinas. Cada tipo de inspeção visual necessita de um profissional com conhecimentos práticos, treinado e qualificado através de provas.
O ensaio visual é executado por uma serie de inspeções visuais sobre as superfícies dos objetos avaliados. Dessas inspeções visuais é gerado um laudo sobre a aparência da superfície, formatos, dimensões e descontinuidades grosseiras sobre as mesmas. O cuidadoso exame visual, nos fornece informação referente à necessidade de prosseguimento dos ensaios não-destrutivos por outros métodos. De fato, examinando-se um objeto superficialmente e constatando-se a inexistência de defeitos superficiais, o objeto pode ser conduzido para outro tipo de inspeção. Uma boa aparência, bom grau de acabamento, inexistência de defeitos na superfície não autoriza ninguém a concluir sobre o bom estado do mesmo, no que diz respeito ao seu interior.
Ao se inspecionar uma peça metálica pelo método visual e nela se constatando a presença de uma trinca ou furo, a mesma pode ser recusada (por força de especificações) e nenhum outro ensaio não-destrutivo deve ser mais utilizado. A peça deve ser rejeitada. E claro que uma peça cujo exame visual já a condenou, pode e deve ser inspecionada por outros métodos, com o intuito de se verificar as causas do defeito. Isto poderá se traduzir em, economia e avanço para a empresa no futuro.
Público Alvo
O curso é destinado aos profissionais que atuam nas áreas Inspeção e Controle de Qualidade Industrial, em praticamente todos os setores.
É recomendável a Técnicos, Tecnólogos, Engenheiros e profissionais com Ensino Médio Completo.
Áreas de Atuação
O profissional poderá atuar durante as várias etapas do processo produtivo dos mais diversos ramos, como por exemplo:
- Nuclear
- Petrolífero
- Caldeiraria
- Autopeças
- Gases Industriais e Medicinais
- Química
- Energia
- Aeroespacial
- Alimentício
- Pesquisa e Desenvolvimento
- Cimenteiro
- Ferroviário
- Siderurgico
Os ensaios ocorrerão durante o recebimento de máterias primas e equipamentos, durante a fabricação e montagem de equipamentos e estruturas metálicas e nas manutenções destes. Também poderá ocorrer para a verificação do surgimento de descontinuidades induzidas em equipamentos e estruturas devido ao efeito do uso contínuo, as conhecidas trincas por fadiga.
Pré-requisitos para a qualificação
Para poder prestar o exame, o candidato deve atender aos requisitos mínimos de escolaridade, aptidão física e treinamentos especificados na seção 5 da NA-001. Ainda não há a exigência de curso técnico. A escolaridade de nível técnico somente será exigida à partir de 2014.
A comprovação de escolaridade não é pré-requisito para o candidato participar do curso.
Aplicação
É um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e na observação de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral, tais como trincas, corrosão, deformação, alinhamento, cavidades, porosidade, montagem de sistemas mecânicos e muitos outros.
Vem sendo largamente utiilizado nos diversos setores industriais: aeronáutica, nuclear, petróleo, químico, siderúrgico e ferroviário, tornando-se a principal ferramenta para inspeção de componentes e equipamentos, inclusive na verificação da sua condição de operação e manutenção. É aplicável em qualquer material (opaco, translúcido e transparente).
Vantagem
Aplicável a todos os materiais e equipamentos; pode ser realizada em superfícies planas ou curvas e mesmo naquelas de difícil acesso; possível de ser realizado em peças ou equipamentos de geometria complexa; possibilidade de identificação rápida de descontinuidades.
Orgão Certificador
ABENDI
Conteúdo Programático
- SNQC
- Processos de Fabricação
- Processos de Soldagem
- END’s
- Princípios Básicos do Ensaio
- Visão
- Princípios da Geometria Óptica
- Aparelhos e Acessórios
- Parâmetros e Condições de Trabalho
- Terminologia da Soldagem
- Simbologia da Soldagem
- Procedimentos
- Instrumental e Técnicas de Medidas
- Prática Geral
- Provas
Recursos e Materiais
No primeiro dia de aula será fornecido o material didático como apostilas, mochila, caneta, etc., sem custo adcional para o aluno.
Certificado do Curso
- O Certificado de Conclusão do curso será entregue aos aprovados, no prazo mínimo de 30 (trinta) dias, após o término do curso.
- A entrega do Certificado ficará sobrestada à quitação total do curso.
- A FREQUÊNCIA MÍNIMA para aprovação em todos os cursos, deverá ser superior ou igual a 75%.
- A Média Final para aprovação em todos os cursos, deverá ser superior ou igual a 70% referente à parte TEÓRICA e superior ou igual a 80% referente à parte PRÁTICA.
Normas de Qualificação
- NA 008 – Qualificação e Certificação de Inspetor de Controle Dimensional
- ABNT NBR NM ISO 9712 – Ensaios Não Destrutivos – Qualificação e Certificação de Pessoal.
Investimento
Todos os cursos podem ter o seu pagamento efetuado da seguinte forma:
- A VISTA (Dinheiro, transferência bancária ou pix)
- Entrada de 30% (Dinheiro ou transferência bancária) e o restante pode ser parcelado das seguintes formas:
- Em até 12X no cartão de crédito (Com juros da máquina)
- Ou em até 5X no cheque (sem juros)
Notas
- Não trabalhamos com boleto bancário;
- Estas regras não se aplicam a Pessoas Jurídicas
A inscrição no site não garante vaga no curso. Para tal é necessário efetivar a matrícula, apresentando-se em nossa secretaria munido de Comprovante de Residência, CPF, RG e uma foto 3x4.
Para maiores informações entre contato com a nossa secretaria (27) 99283-5053.