• “Se você acha que o Conhecimento custa caro, experimente optar pela Ignorância.” – (Abraham Lincoln)
  • "O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." – (Francis Bacon)
  • "A Persistência é o menor caminho para o Êxito." – (Charles Chaplin)
  • "Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum" – (Jim Rohn, empreendedor)
  •  "Para de perseguir o dinheiro e comece a perseguir o sucesso" – (Tony Hsieh, empreendedor)
  • "Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los" – (Walt Disney, desenhista e empreendedor)
  • "Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo" – (Winston Churchill, político)
  • "Sempre que você vir uma pessoa de sucesso, você sempre verá as glórias, nunca os sacrifícios que os levaram até ali" – (Vaibhav Shah, pensador)
  • "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança" – (Charles Darwin, biólogo)
  • "Eu não falhei. Só descobri 10 mil caminhos que não eram o certo" – (Thomas Edison, inventor)
  • "Não tenha medo de desistir do bom para perseguir o ótimo" – (John D. Rockefeller, empreendedor)
  • "Descobri que, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu pareço ter" – (Thomas Jefferson, político)
  • "Todo progresso acontece fora da zona de conforto" – (Michael John Bobak)
  • "Pessoas de sucesso fazem o que pessoas mal sucedidas não querem fazer. Não queira que a vida seja mais fácil. Deseje que você seja ainda melhor" – (Rohn)
  • "A primeira razão para o fracasso de alguém é escutar amigos, família e vizinhos" – (Hill)
  • "Se você não traçou um plano para você mesmo, é possível que você caia no plano de outra pessoa. E adivinha o que ele planejou para você? Não muito" – (Rohn)
  • "A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar" – (Einstein)

Quem é o  Inspetor de Soldagem?

Entende-se por Inspetor de Soldagem, “o profissional qualificado e certificado, segundo os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem – SNQC. A função do Inspetor de Soldagem é contribuir para a garantia da qualidade de produtos e serviços que utilizam a soldagem como processo de fabricação e montagem”, por isso costumamos dizer que ele é um "Inspetor de Processo". Conforme a NBR-14842 há dois níveis de qualificação de Inspetor designados pelos algarismos arábicos 1 e 2.

O Inspetor de Soldagem Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra executando o controle e acompanhamento de todas as atividades que a soldagem envolve, desde o recebimento das matérias-primas e consumíveis, passando pelo acompanhamento da execução dos ensaios não destrutivos requeridos, além da qualificação e do controle de desempenho de todos os soldadores sob sua responsabilidade. Para tal, ele se utiliza dos parâmetros estabelecidos nos procedimentos de soldagem estabelecidos.   Já o Inspetor de Soldagem Nível 2, além das atribuições do Inspetor Nível 1, é o profissional responsável pela qualificação dos procedimentos de soldagem e de soldadores, das instruções de execução e inspeção de soldagem e do acompanhamento dos ensaios que estes processos requerem.

No Brasil, a introdução dos Inspetores de Soldagem teve origem no início da década de 1980, com o crescimento e consolidação da indústria metal-mecânica vinculada aos segmentos do petróleo e nuclear. Nesta época, os inspetores atuavam como parte dos sistemas de qualidade destes setores. Esta experiência mostrou excelentes resultados na contribuição à melhoria da qualidade das construções soldadas. Mais recentemente, a contratação de grande parte das obras de responsabilidade no segmento metal-mecânico faz referência à participação destes profissionais durante o acompanhamento da obra bem como na qualificação de processos e procedimentos envolvendo operações de soldagem. Desta forma, houve um crescimento de demanda por este tipo de profissional no mercado, associado à crescente demanda de pessoal qualificado em soldagem que vem ocorrendo no Brasil nos últimos anos.

Agenda do Curso

Público-Alvo

O curso é destinado a profissionais que almejam ingressar na área de Controle de Qualidade e Inspeção Industrial nos mais diversos segmentos. É destinado também aos profissionais que já atuam na área. É recomendável a Técnicos, Tecnólogos, Engenheiros e profissionais com Ensino Médio Completo.  A experiência comprovada em carteira ou em contrato não é exigência para realização do curso. 


Áreas de Atuação

O Inspetor de Soldagem Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra executando o controle e acompanhamento da junta soldada, antes, durante e depois da soldagem, baseado nos parâmetros estabelecidos nas instruções de execução e inspeção de soldagem.

O profissional poderá atuar nos mais diversos setores, como por exemplo: Aeroespacial, Alimentício, Automotivo, Caldeiraria e Tubulação, Cimenteiro, Civil, Energia, Ferroviário, Gases industriais e medicinais, Mineração, Nuclear, Pesquisa e desenvolvimento, Petróleo e Gás, Química, Siderurgia e todos aqueles que utilizam este método de inspeção para a garantia da qualidade de seus produtos e serviços.

 

 


Órgão Certificador

FBTS


Ementa e Carga Horária do Curso

EMENTA:

Módulos Teóricos: Atribuições de Inspetor de Soldagem; Terminologia de Soldagem; Documentos Técnicos; Ensaios Mecânicos; Simbologia da Soldagem; Ensaios Não Destrutivos; Consumíveis de Soldagem; Acompanhamento de Soldagem, Qualificação; Processos de Soldagem; Instrumental e Técnicas de Medidas; Metalurgia da Soldagem; Controle de Deformações; Proteção na Soldagem; Metais de Base.

Módulos Práticos:Tratamento Térmico de Juntas Soldadas; Documentos Técnicos; Consumíveis e Estufas; Dureza; Visual Dimensional; Acompanhamento de Soldagem. 

CARGA HORÁRIA: 

190 horas.


Certificado do Curso

  • O Certificado de Conclusão do curso será entregue aos aprovados, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, após o término do curso.
  • A FREQUÊNCIA MÍNIMA para aprovação em todos os cursos, deverá ser superior ou igual a 75%.
  • A Média Final para aprovação em todos os cursos, deverá ser superior ou igual a 70% referente à parte TEÓRICA e superior ou igual a 80% referente à parte PRÁTICA.

A entrega do Certificado ficará sobrestada à quitação total do curso.

OBS: Após o curso, para obter a certificação, o aluno precisa atender aos requisitos mínimos estabelecidos na Norma NBR 14842 que define os Critérios para a Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem. Essas informações podem ser encontradas no GUIA DO CANDIDATO no site da FBTS.


Investimento

Entrada obrigatória de 30% do valor de curso. O restante poderá ser pago da seguinte forma:

  • Até 12x no Cartão de Crédito (com juros);
  • Até 5x no Cheque (sem juros);
  • ​À vista com 10% de desconto (cheque ou depósito em conta).

Notas:

  • Forma de pagamento válida somente para Pessoa Física (PF);
  • Estas regras não se aplicam a Pessoas Jurídicas (PJ);
  • Para sua e nossa segurança, não recebemos valores em dinheiro na secretaria da escola. Estes deverão ser depositados diretamente na conta da empresa e o comprovante apresentado no ato da confirmação da matrícula ou encaminhado via e-mail;
  • ​A pré-matrícula no site não garante vaga no curso. Para tal é necessário efetivar a matrícula, apresentando-se em nossa secretaria munido de Comprovante de Pagamento referente a 30% do curso, Comprovante de Residência, CPF, RG e uma foto 3x4.